Visitas no Blog

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Dissertação

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Porto Alegre


CURSO DE PEDAGOGIA


Disciplina: Língua Portuguesa 1

Professora: Gabriela Luft

Aluna: Alice Beatriz Ritter

PRODUÇÃO TEXTUAL - DISSERTAÇÃO

Professor: uma carreira em extinção

A cada ano, observa-se a diminuição do número de jovens que optam pela formação docente. Em pesquisa realizada pela Fundação Carlos Chagas sobre a oferta de vagas de Licenciatura na UFRGS, há uma queda superior a 70% no número de candidatos nos últimos sete anos.

Em conversas e entrevistas com jovens, são elencados diversos motivos para o desinteresse pela carreira docente. Há a questão da desvalorização do professor pela sociedade e pela mídia, que os rotulam de “incompetentes”, “desatualizados”, “idealistas que trabalham em condições precárias”. Também há o problema da baixa remuneração, que não permite a ascensão social almejada por muitos. Além disso, nos últimos anos, a violência no ambiente escolar assombra a todos, diminuindo as possibilidades de haver um bom ambiente de trabalho. Os próprios docentes desencorajam os alunos a seguir esta carreira, pois o desgaste e o desânimo são visíveis na maioria.

Há diversas formas de mudar esta situação. É necessário criar novas políticas públicas, no sentido de valorizar a educação e seus agentes – alunos e educadores. O governo precisa aplicar, efetivamente, os recursos destinados à educação e à remuneração do professor, além de proporcionar condições melhores de trabalho.

Enfim, os jovens se sentiriam muito mais motivados se soubessem que dariam aula em escolas com recursos, recebendo uma remuneração digna e a valorização da sociedade. É preciso resgatar a importância do papel do professor na formação dos mais diversos profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário