Visitas no Blog

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A árdua missão: a de ser professor

Ser professor é um dos ofícios mais antigos e importantes do mundo. Sem educação e uma pessoa para propiciar conhecimentos básicos para os outros, ninguém consegue ser médico, advogado,... Aprender uma profissão.
Constantes agressões, desrespeito e ameaças a professores tornaram-se rotina nos noticiários. Os péssimos salários fazem com que à grande maioria das pessoas pensem antes de cursar licenciatura. É necessário, também, uma dose de coragem, sim, coragem para encarar uma rede pública de ensino falida, com poucos recursos, baixa remuneração, condições precárias em muitas instalações, instituições localizadas em áreas de alto risco e até mesmo a violência, que já vitimou vários profissionais.

Isso desestimula os jovens com vocação para a docência, fazendo com que cursem outros cursos superiores. Os profissionais da educação deveriam ser mais respeitados, pois têm a função de levar o aluno a construir seu conhecimento.
Os seus salários devem ser dignos, capazes de lhes garantir satisfação pessoal e ajudá-los em investimentos de aperfeiçoamento. Grande parte dos professores trabalha três turnos para poder manter sua sobrevivência, seu custo de vida. Em função disso, alguns deixam a desejar em seus planejamentos diários. Portanto, para que a profissão de professor seja valorizada, é preciso ter melhores salários, bem como um bom plano de carreira, trabalhar melhor a questão da violência e, principalmente, na própria comunidade escolar. E, por último, cabe aos pais dar limites a seus filhos, ensinando-os que o respeito é fundamental. O professor é um formador de opinião, um mestre, tem em suas mãos uma grande responsabilidade, mas não é, e nem pode ser responsável pela educação de alunos...isso é papel da família, que muitas vezes, desestruturada, arruinada, em razão de vários fatores, acaba repassando essa atribuição à escola, fazendo com que o professor arque com esse ônus

Nenhum comentário:

Postar um comentário