Visitas no Blog

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Redação: A valorização do professor


Instituto Federal do Rio Grande do Sul
Curso: Pedagogia
Disciplina: Língua Portuguesa I
Professora: Gabriela Luft
Aluna: Ana Joceli da Silva de Matos
Turma: A/2011



Produção Textual


A valorização do professor


Um dos assuntos mais discutidos na sociedade brasileira é a “educação”. Este tema é o preferido da imprensa, dos políticos e de muitos setores da sociedade, sendo utilizado como projeto em campanhas políticas. Porém, isso não passa de mero discurso eleitoral.
O sistema educacional brasileiro apresenta inúmeros problemas. Os investimentos na área da educação são quase insignificantes. Poucos são os recursos e insuficiente é a vontade política para oferecer aos brasileiros uma educação de qualidade.
A sociedade, muitas vezes, atribui aos professores a responsabilidade pelo fracasso deste sistema educacional. No entanto, os professores também sentem as dificuldades devido à falta de recursos nas escolas públicas. Faltam investimentos na formação dos docentes e os salários pagos são vergonhosos.
Conforme pesquisa realizada pela Fundação Carlos Chagas em 2009 e os dados divulgados pela Zero Hora em 2010, muitos jovens não pensam em ser professores devido à desvalorização da classe do Magistério. Os jovens não querem ser professores, pois sabem que são muitas as dificuldades enfrentadas por eles. Além dos baixos salários, sofrem violências no ambiente escolar, desrespeito por parte de pais e alunos, que pensam que a escola e os docentes são responsáveis pela solução de todos os problemas sociais.
Em 2005 a procura por cursos de Licenciatura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul era maior que em 2011. Isso demonstra o fato pelo qual os jovens estão em busca de outras profissões com uma maior valorização. Todos os
profissionais dependem do trabalho dos docentes, sem os quais, a sociedade não evolui. A valorização dos professores só irá acontecer quando toda a sociedade descobrir que o crescimento deste país depende dos profissionais da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário