Visitas no Blog

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Memorial de uma professora.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL - CAMPUS PORTO ALEGRE

 
Nome: Ana Rita Rochinski da Silva                                             Turma: A

História da Educação

Memorial de uma professora.


Meu nome é Ana Rita tenho 33 anos e dois filhos lindos, minha história com a Educação começou há muitos anos atrás quando entrei na escola aos seis anos no Jardim, minha escola foi a Escola Estadual Três de Outubro na zona Sul de Porto Alegre onde lá fiquei até concluir meu ensino fundamental. De lá tenho boas lembranças, uma época onde a educação e o respeito caminhavam juntos, das horas cívicas e ensaios da banda, das professoras que além de tudo eram educadoras, do uniforme de saia pregada e camisa branca, do grande salão com um piano belíssimo e das horas do conto que eu dava com minhas colegas para as turmas do Jardim. Com o avançar das séries muitas coisas foram mudando, mas mesmo assim ainda sinto saudade daquela época que possuía uma forte influência do período militar e funcionavam.
Ao encerrar meu ensino fundamental, fui matriculada no Instituto de Educação, a opção pelo magistério não foi uma escolha minha de início e sim uma opção da minha mãe, como eu dava hora do conto e gostava de planejar as aulinhas ela achou que seria a melhor opção. Naquela época ela não levou em conta os meus desejos, eu queria ficar com minhas amigas, estudar perto de casa e queria estudar no Colégio Padre Réus.
Como eu estava numa escola que não escolhi, num curso que naquele momento não era uma escolha minha e ainda por cima no calendário B, e talvez pra bater de frente com minha mãe, não me dediquei e nem me esforcei como deveria no curso, faltava às aulas, não me preocupava com trabalhos e repetia o ano por várias vezes, coisa que nunca havia acontecido na minha vida escolar, já que sempre passava sem reforço e era extremamente organizada e responsável.
Vendo que aquele não era meu momento e também desistindo de forçar a barra minha mãe largou de mão, engravidei do meu primeiro filho, hoje com 13 anos e concluí meu ensino médio através de supletivo, pago com meu salário de estagiaria de uma creche, concluí ainda grávida.
O tempo passou é acabei entendendo que dei muitas voltas até descobrir que minha mãe sabia mais de mim do que eu mesma e que lecionar era algo que me deixava feliz, afinal eu dava hora do conto quando estava no ensino fundamental, trabalhava na creche Chameguinho já havia anos e planeja minhas aulinhas com gosto, pesquisando as atividades pros meus baixinhos com carinhos. Nesse momento da minha vida eu já tinha meu segundo filho que hoje está com oito anos.
Voltas e voltas e acabei voltando ao Instituto de Educação para enfim concluir meu curso de magistério através do AE – Aproveitamento de estudos, onde aproveitávamos os conteúdos do ensino médio e cursávamos apenas as cadeiras específicas do magistério.
A teoria mais discutida naquele momento era o Construtivismo onde aprendi muita coisa que trago até hoje, com algumas adaptações e experiências novas é claro, concluí o Magistério fazendo estágio numa 2ª série e tive um ótimo desempenho, guardo até hoje os relatórios da minha supervisora sobre as observações das minhas aulas e planejamentos.
No ano de 2005 conclui minha formação e prestei o concurso para o Magistério, apesar de ter passado no concurso fui chamada apenas em 2008 para contrato temporário com base no concurso que prestei, leciono até hoje na Escola Estadual de 1º grau Cidade Jardim.
Mas também não parei por aí, desde que soube da plataforma Paulo Freire tentei fazer a minha inscrição, porém somente em 2011 tive sucesso na minha inscrição e garanti a vaga no meu curso de graduação.  
Hoje, olhando pra trás vejo muito tempo perdido ao mesmo tempo em que muito amadurecimento também, precisou passar tanto tempo até enxergar que minha vocação é essa. Mas as coisas acontecem no momento em que tem que acontecer é hoje muitos anos depois daquele primeiro contato com o magistério estou aqui concluindo mais uma tarefa do primeiro semestre da minha Licenciatura em Pedagogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário