Visitas no Blog

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

MEMORIAL



HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Profª. Elizabeth Aguiar
MEMORIAL
Maria Dolores Carbonari Collares
Nasci no interior do Estado do Rio Grande do Sul, cidade de Rondinha, região predominantemente agrícola. Filha de família numerosa, ao todo somos em dez irmãos. Mesmo assim tivemos uma excelente educação em casa. Os valores éticos, morais e religiosos foram os mais marcantes para mim. Meus pais eram produtores rurais. Sempre cultivaram lavouras de subsistência como o milho, trigo , feijão e o que sobrava era comercializado. Também criavam gado leiteiro e de corte, em pequena propriedade. Hoje quem cuida do gado e do cultivo agrícola é um dos irmãos que lá reside.
Nasci com um problema de saúde e por isso necessitei de tratamento médico e hospitalar os quais não existiam na minha cidade. Mesmo com muitas dificuldades, meus pais buscaram recursos médicos aqui em Porto Alegre. Passei por longas internações e longe da família. Sofri com a saudade, mas nada que o tempo não tenha amenizado. Por isso ingressei na escola aos oito anos de idade, mas já conhecia bem as letras, lia e escrevia (ensinada pela mãe). Mesmo assim tive uma infância feliz. Brinquei muito com meus irmãos e vizinhos. Subia em árvore, comia frutas no pé, brincava na chuva, jogava bolinhas de gude, etc.
Meus primeiros anos escolares foram numa Escola Municipal na zona Rural, situava-se a uns dois quilômetros de casa. Ia a pé com meus irmãos. A partir da 5ª série, estudei em Escola Pública Estadual situada na Cidade de Rondinha. Morei com meus avós na cidade durante um ano. Houve essa necessidade pelo fato de sermos muitos filhos na escola ao mesmo tempo e os gastos também eram elevados, mesmo que fossem somente para o transporte e material escolar. Foi um ano de crescimento para mim. Meus avós eram maravilhosos, em especial a vó Amália, que me incentiva e me ensinava muitas coisas como crochê, tricô, costura, leitura, etc. Minha tia mais nova, cursava na época Magistério e foi então que me encantei pela profissão. Eu a auxiliava nos trabalhos para o estágio e adorava o que fazia. Mas ao concluir o ensino fundamental não pude realizar o meu sonho de cursar Magistério. O curso só era oferecido na escola privada, portanto fiz um Curso Técnico na Escola Pública.
Ao concluir o Ensino Médio, mudei-me para Porto Alegre, vim morar com uma irmã. Trabalhei em escritórios e no mesmo ano prestei vestibular. Fui bem classificada par a o curso de Ciências da FAPA. Casei, engravidei do meu primeiro filho e me formei no mesmo ano em que ele nasceu. Um ano após, engravidei do segundo filho. Passei alguns anos sem trabalhar. Prestei concurso para o Magistério Estadual e iniciei minha carreira como professora em 1995. Neste ano (2011) tive a grande alegria de ver meu filho se formando em Agronomia pela UFRGS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário