Visitas no Blog

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Redação de Língua Portuguesa.

Aluna: Renata S. dos Santos
Professora: Gabriela Luft.
Turma: A.
É necessário valorizar o professor


Os jovens não têm interesse pela profissão do professor. O emprego ideal, para eles, é aquele em que se trabalha pouco e se ganha muito dinheiro. Para ser professor, além de gostar, é necessário ter vocação. Escolher fazer uma licenciatura e dedicar-se à educação significa renunciar de vários momentos da própria vida. Já foi comprovado, por várias pesquisas médicas, que está profissão é uma das mais estressantes e que exige muita responsabilidade. Acredito que seja o que faz com que os jovens escolham outras profissões.
Segundo a pesquisa do jornal Zero Hora de 2010, a maioria dos jovens do terceiro ano nunca pensou em ser professor. Conforme dados da UFRGS, uma das melhores faculdades do Rio Grande do Sul, neste ano de 2011 teve a menor procura por cursos de licenciatura, quando comparado com o vestibular de 2005. Observamos uma grande queda na escolha pelas licenciaturas.
O governo vem investindo na educação do país, oferecendo faculdade gratuita através do Prouni e outros programas. Para professores não graduados criou a Plataforma Freire. O governo federal se vê obrigado a investir no professor, para não perdê-lo para outra profissão. É necessário que os governantes valorizem o magistério, oferecendo um salário digno e carga horária atrativa, excluir a meritocracia do plano de carreira de alguns municípios, atraindo assim novos profissionais e valorizando os que já atuam em sala de aula.
A valorização dos professores se faz necessária e importante, pois é a profissão que ensina as pessoas a terem uma profissão, e é através da educação que podemos transformar o mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário