Visitas no Blog

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Professor...

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia

Professora Gabriela Luft

Maria Tereza Pacheco da Rosa

Professor

A cada final de ano, vários jovens concluem o Ensino Médio em escolas particulares e públicas. Sempre com a responsabilidade de um professor, formam-se outros profissionais.

A fim de obterem melhoria financeira para si e suas famílias, os jovens vão em busca de um salário alto.Analisando algumas pesquisas percebi que as licenciaturas estão cada vez menos procuradas. Estes cursos não oferecem disputa entre os jovens. É muito fácil ingressar, porém, ainda que sejam estes cursos que formam todo profissional, não há interesse em se tornar um docente. É cada vez maior o número de jovens que optam por outras áreas.

O que está faltando para que haja uma inversão nos números de candidatos inscritos nos cursos que formam professores, oferecidos pela Universidade Federal do Rio Grande do sul (UFRGS)? O que é preciso para que mais pessoas possam seguir esta profissão de grande respeito, dignidade e relevância, que é o magistério?O que está acontecendo?

Acredito que ao longo dos anos criou-se um desprestígio sobre tal formação. Deu-se grande ênfase para outras profissões. Os professores são responsáveis pela formação de outros profissionais. Através da docência os seres humanos tornam-se mais críticos e armazenam um tesouro que jamais poderá ser roubado.

Temos que mostrar a estes jovens que o professor é respeitável pois ensina para a vida. Este profissional vai além dos valores financeiros: propícia o crescimento ético e moral do nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário