Visitas no Blog

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

MEMORIAL


Pedagogia
História da Educação
Profª. Elizabeth Aguiar
Daiane Fontoura
MEMORIAL
Sou Daiane Fontoura, nascida em 21 de abril de 1981 na cidade de Canoas, no estado do Rio Grande do Sul, onde moro até hoje. Tive uma infância baseada em amor e carinho. Minha formação nas séries iniciais do ensino fundamental foi em uma escola luterana próxima à minha casa, uma escola fundamentada na ética e nos valores cristãos. Depois de concluída as séries iniciais, fui estudar em uma escola estadual. Na mesma, cursei a quinta, sexta, sétima e oitava séries, na qual tive várias experiências, entre elas, aulas de técnicas agrícolas e domésticas. As aulas eram sempre iguais: os professores usavam livros didáticos como principal instrumento de aprendizagem, líamos textos e respondíamos às questões de fixação. Tive uma experiência negativa e marcante na quinta série, onde havia uma professora de matemática rígida e autoritária, que castigava e oprimia os alunos. Talvez seja isso que me afastou das ciências exatas. Após concluir o ensino fundamental, optei pelo curso de magistério. Realizei o mesmo numa escola da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora, cuja visão se pautava em uma formação humana e acadêmica, firmada nos valores do evangelho e nos princípios Notre Dame. Apesar de ser uma escola de irmãs, rígida, em que os valores deveriam ser seguidos, em que tínhamos aula de canto, momentos de oração e conhecimento da doutrina religiosa, foi uma experiência muito gratificante, onde vivi os melhores anos da minha formação acadêmica. Permaneci por três anos e meio nesta escola.
Minha primeira experiência profissional foi numa escola de educação infantil, onde atuei por cinco anos, adquirindo uma gama de experiências na área. Depois disso, por motivos financeiros, resolvi fazer um curso de Prótese Odontológica, mas não deixando de lado a educação. Esse curso teve a duração de dois anos e meio. Formei-me, mas não me via atuando na área. Neste tempo, tive minha segunda experiência profissional, numa escola de educação infantil também, onde atuei apenas um ano. Foi quando recebi a notícia de que havia sido chamada para tomar posse no município de Canoas, na função de professora de educação infantil.
Depois de um ano, surgiu a oportunidade de cursar Pedagogia através da Plataforma Freire. Essa noticia me deixou muito feliz. Estou disposta a aproveitar o máximo possível do curso e aperfeiçoar a minha prática pedagógica cada vez mais.
Hoje trabalho no municio de Canoas, como professora na área de educação infantil, e me sinto realizada na minha função de docente. Sou apaixonada pelo que faço, e me identifico com a teoria sócio-interacionista de Jean-Jacques Rousseau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário