Visitas no Blog

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Porto Alegre

Redação Científica
Profª Bianca Pilla

Alunas: Alice Beatriz Ritter , Ana Joceli da Silva de Matos, Magda Simone Cassol Lopes, Simone dos Santos Tanger



Projeto Integrador de Redação Científica
“O papel da Redação Científica para a formação do professor”


No contexto educacional, o professor é um profissional que deve estar em constante renovação, precisa pesquisar diferentes temas e atualizar seus conhecimentos. Para que ele possa acompanhar as mudanças que ocorrem na sociedade e no processo educacional, o professor deve ler e interpretar inúmeros textos, artigos, livros, revistas e jornais. Essa leitura deverá ser eficiente, pois irá auxiliá-lo na elaboração de suas aulas e no desenvolvimento dos conteúdos com seus alunos. Além disso, o professor precisa realizar várias pesquisas, a fim de conhecer a realidade na qual sua clientela está inserida.
A disciplina de Redação Científica tem um papel fundamental na formação do professor. Ela proporciona a este profissional, adquirir conhecimentos sobre técnicas e estratégias de leitura, indispensáveis ao desenvolvimento de suas competências e habilidades. Além de uma leitura proficiente e autônoma, a disciplina tem outros objetivos como: elaboração de redações, pesquisas, realização de resumos, resenhas, artigos e monografias. As ferramentas (instrumentos) fornecidas pela disciplina permitem aos alunos a organização de todo o seu trabalho acadêmico.
Enfim, a disciplina fornece a base para o desenvolvimento do trabalho docente, sempre permeado por pesquisas, novas teorias e informações inovadoras. Produzir e divulgar conhecimentos de forma eficiente exige uma apresentação padronizada. A Redação Científica é uma disciplina que contribui para o desenvolvimento e a formação integral do professor leitor, pesquisador e consciente do seu papel educacional do século XXI.
Cabe aqui uma fala de Paulo Freire (1997): “Como docentes nós não podemos ajudar os alunos e alunas a superarem suas ignorâncias se não superarmos permanentemente a nossa, pois não podemos ensinar o que não sabemos.”




2 comentários: