Visitas no Blog

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Memorial


HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Aluna: Vera Furtado

Memorial
Meu nome é Vera Regina, tenho três lindos filhos, uma formada em Pedagogia, outro em Educação Física e o caçula cursando Engenharia da Computação.
De fato, contribui para a formação profissional de meus filhos, pois dois optaram pelos cursos de licenciatura. Esse fato, ao contrário do que muitas pessoas pensam, me deixa muito orgulhosa, amo o que faço e, desde criança idealizava ser professora.
Lembro-me quando minha escola, desde a 1ª serie, mudou-se e foi para um lindo prédio, bem equipado, com todas as instalações novas. Até hoje, quando fecho os olhos, visualizo nitidamente a faixada da escola, o pátio, a biblioteca e a sala dos professores.
Recordo que nosso uniforme era muito charmoso, jardineira marinho, blusa cor de rosa, meias brancas e sapato preto. Diferente das crianças de hoje em dia eu tinha o maior gosto em usar aquele uniforme, lamentei quando o uso dele não foi mais exigido.
Os desfiles de sete de setembro, quando eu sempre era convidada para ser porta bandeira, eram planejados com um mês de antecedência. Os ensaios eram momentos esperados por quase todos os meus colegas.  Havia pelotões com caracterizações, coreografias, tudo era muito lindo e encarado como uma grande festa.
Depois, no ensino médio, escolhi a Escola Normal, a qual não tenho lembranças tão boas. Percebo o quanto eram passados conteúdos sem a minha compreensão. A confecção de inúmeros materiais didáticos que não tinham significado para mim. No entanto, meu estágio foi ótimo. Minha turma foi uma 2ª serie, de crianças que passavam por grandes dificuldades financeiras e emocionais.
O que mais me marcou neste estágio, foi a experiência com um aluno de 9 anos, viciado em drogas. Acho atualmente, uma experiência assustadora, visto que na época era muito jovem sem nenhuma bagagem para tratar com um assunto tão delicado, como este. Cláudio era o nome dele, foi meu primeiro desafio.
Casei, tive meus filhos e quando a mais velha completou 5 anos fui chamada em uma escola particular, iniciando de vez minha vida profissional.
A experiência de 19 anos em excelentes escolas particulares foi essencial para o meu crescimento profissional e de onde tenho lembranças maravilhosas. Recebo, até hoje, convites para as formaturas de ex-alunos e mantenho com muitos deles amizade através de sites de relacionamentos. Adoro ler: Oi, sorinha!
A necessidade de terminar meu curso universitário sempre foi um desejo latente, porém cheio de dificuldades, a principal delas a situação financeira, no entanto nunca abandonado. Tive dois reingressos ao longo dos anos, todavia o tempo e o salario não contribuíram para a minha permanência.
Concomitantemente, ingressei há doze anos no magistério publico que, apesar da baixa remuneração, tenho muito zelo e carinho. Com esses alunos tenho diariamente experiências marcantes. Procuro ser para eles um bom referencial. Busco em todos os recursos possíveis o melhor desempenho para essas crianças, que têm na escola a extensão de suas casas e o futuro de suas vidas.
Considero-me uma professora dedicada, que ama o que faz. Trago em minha memória mais momentos felizes do que tristes. Acredito que o educador faz diferença na vida de seus alunos. É com esse pensamento que ministro minhas aulas e busco através delas mediar a formação de pessoas integras que atuem em benefício de uma sociedade mais digna e justa.
A educação traz conhecimento que é o maior bem que um individuo pode ter, porque aquilo que aprendemos ninguém pode nos tirar. Esse conhecimento gera informação que é passada adiante para outras pessoas e nos une a elas numa historia de vida. Essa ligação me fez hoje escrever um pouquinho da MINHA HISTÓRIA.
 Vera Regina Oliveira Furtado
  Aluna da Turma do Curso de Licenciatura em pedagogia

Nenhum comentário:

Postar um comentário