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sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Produção Textual

Instituto Federal do Rio Grande do Sul
Curso: Pedagogia
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Gabriela Luft
Aluna:Simone Tanger
Turma: A/2011
Produção Textual.
O desgaste de uma profissão.
A profissão de professor, ao longo do tempo, tem passado por vários desgastes. A carreira, que antes trazia status, hoje se tornou desacreditada. Apesar, de ensinar, instruir, promover o crescimento do conhecimento, ela não é valorizada como deveria.
Conforme os dados apresentados, pela Fundação Carlos Chagas, os jovens da rede particular, com uma visão de futuro e recursos, não pensam em ser professores, ao contrário dos jovens carentes, os quais demonstram ter interesse, uma vez que a figura do professor é o mais próximo de uma carreira profissional.
Ao observar o quadro, constatamos a diminuição degradante nos cursos de licenciaturas, que não são mais acreditadas como futuro e proposta de carreira.
O resgate da profissão de professor deve passar por uma reformulação na sociedade, deve ser compreendida como fundamental na composição do ser social. Iniciando pelo próprio professor, se valorizando e acreditando na sua paixão de ensinar, demonstrando aos jovens o quanto sua postura de ensinar e interagir com o aluno é importante, que o conhecimento transmitido com prazer e dedicação é fundamental na vida dos aprendizes.
O Estado deve ver o ensino não como um quadro de servidores, mas como a base de uma sociedade instruída. A família também precisa reavaliar sua condição de educadora dos filhos, valorizando o papel do professor de orientar o processo-de-ensino-aprendizagem. Este movimento de melhorar o ensino passa por vários setores da sociedade.
Concluo que, precisamos mudar nossa posição diante dessa problemática, gradativamente reagir contra esse sistema, a fim de que os jovens voltem a se interessar pela carreira de professor, com novas expectativas de vida e com paixão de ensinar.

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