Visitas no Blog

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Curso: Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Língua Portuguesa I
Professora: Gabriela Luft
Aluna: Carla Juliana Cunha do Espírito Santo
Produção Textual ( corrigida )

A realidade de uma profissão
Ao abordar o tema referente ao desprestígio da classe dos professores, é possível que isso seja conseqüência da indiferença e menosprezo sofridos por essa categoria por parte dos governantes.
Não vemos nenhum interesse do governo no desenvolvimento cultural da população das classes média e baixa, na medida em que oferecem ambiente ( escola ), por vezes, em situações precárias, assim como não oferecem condições dignas aos profissionais responsáveis pela educação. Baixos salários e desvalorização são muito desmotivadores e a desmotivação gera má qualidade no trabalho. A partir disso, a profissão é vista como opção negativa pelos jovens que buscam qualidade de vida ( digna ).
Ao observar e comparar os quadros dos vestibulares de 2005 a 2011 da UFRGS ( cursos licenciatura ), podemos confirmar o declínio do interesse dos jovens por esses cursos. De 2005 até hoje 2011, vemos uma diminuição significativa dos alunos com interesse em cursar qualquer que seja a licenciatura. Por exemplo, em 2005 o total de vagas para Filosofia UFRGS era de 60 para 305 candidatos disputarem, já em 2011 eram 132 vagas para 845 candidatos, enquanto que em 2011 eram 132 vagas para 448 alunos ( candidatos ).
Para uma mudança na situação em que o professor se encontra, teria que haver uma reforma no pensamento dos “dirigentes responsáveis”, assim como a conscientização da Sociedade acerca da importância dessa profissão para o desenvolvimento do ser humano ( cidadão ), como, também, da própria Sociedade. Isto é, deveriam dar o verdadeiro valor a esse profissional.
Breve comentário:
“As vezes não deve ser interessante para ‘alguns’ a aculturação da população carente, pois essa é maioria, e , auxiliar na capacidade de argumentação da maioria é ‘dar armas para um batalhão’ e isso não parece uma boa idéia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário