Visitas no Blog

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

PRODUÇÃO TEXTUAL

CURSO DE PEDAGOGIA

Disciplina: Língua Portuguesa I

Professora: Gabriela Luft

Aluna: Maria Dolores Carbonari Collares

PRODUÇÃO TEXTUAL

A valorização do professor na atualidade.

Resgatar e valorizar os profissionais da educação na atualidade é um fato urgente a ser solucionado. Segundo pesquisa realizada pela Fundação Carlos Chagas em 2009, na UFRGS, somente nos cursos de Matemática e Educação Física a procura caiu drasticamente, seguindo-se às demais Licenciaturas. A constatação é lamentável, porém sabemos que ao longo da história os professores nunca foram valorizados como merecem. Os jovens deveriam sentir-se atraídos por esta bela e nobre arte de ensinar, mas como?

Os profissionais da educação sentem-se, muitas vezes, marginalizados pela sociedade atual. Governos, pais e alunos os veem apenas como prestadores de serviço. Eles são muito mais do que isso, abraçam o aluno e a educação de forma tão abrangente que a sociedade não consegue dimensionar. São acolhedores de jovens e adolescentes ávidos por aprender. Ser professor não é apenas ter uma profissão, é também necessário que se tenha o dom de ensinar.

Hoje, no Brasil, está se discutindo as reformas do Ensino Médio, entretanto, essa discussão vem de cima, ou seja, de quem está fora da sala de aula. A comunidade escolar tem o direito de ser ouvida com mais atenção por parte dos órgãos governamentais de educação. As reformas na educação deveriam acontecer, em primeiro lugar, na valorização dos professores. Os governos deveriam cumprir as promessas de pagar as leis salariais, equipar melhor as escolas para que os professores tenham mais entusiasmo em trabalhar e os alunos em estudar. Uma classe de trabalhadores financeiramente estável é também mais feliz e produz sempre mais.

Assim sendo, esperamos que as autoridades voltem seus olhares para os professores e lhe deem o devido valor, tanto moral como econômico. E que eles possam se sentir em situação de igualdade às demais profissões. Uma vez reconhecida pela sociedade, estatísticas dos vestibulares poderão mudar e as Licenciaturas se tornarão uma boa atração para os jovens como opção de carreira profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário