Visitas no Blog

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

História da Educação
Aluna: Maria Tereza Pacheco da Rosa
Memorial
Meu nome é Maria Tereza Pacheco da Rosa. Nasci em São Gabriel, no dia 19 de outubro de 1956.
Embora muito pobre, tive uma infância e adolescência maravilhosa. Com um pátio imenso para brincar e sonhar. Brincava em ser professora algum dia.
Meus pais eram funcionários públicos e moravam na Escola. Eles eram "zeladores".
São Gabriel é uma cidade pequena bonitinha, mas havia muito preconceito contra o pobre e racismo.
Veio a época de ser aluna na escola onde muitas vezes corria e brincava pelos corredores. Tinha que ter uma nova postura diferente, qual me foi muito difícil. Muitas vezes repreendida. Foi nesse meio de repressão, preconceito e serviço braçal, que sonhei e idealizei meu futuro, ser uma professora.
Fiz meu Primário e Ginásio com sucesso. Cursei, como terminalidade: Magistério. O objetivo concretizou-se com honra e mérito. O humilde zelador entrega diploma de professora para sua filha. Foi muito lindo! (guarda nitidamente esse momento que foi magico).
Fiz um ótimo estágio, mas não conseguia emprego na minha cidade, como professora.
A necessidade de trabalhar e estudar me fez deixar a casa dos meus pais. Na minha cidade não havia faculdade, e eu desejava cursar uma na área da Educação.
Vim muito jovem para Porto Alegre e morei com os meus primos. Eles contribuíram muito para minha permanência aqui.
Consegui meu primeiro emprego no HCPA, no Arquivo Médico.
Algum tempo depois veio o concurso para o Magistério. Aprovada e logo fui chamada. Comecei na E.E. De.E.F Humaitá. Logo outro concurso e passei há ter 40 horas no Estado.
Passo a maior parte da minha vida ainda na Escola. Escola que passei a minha juventude e agora a 3º terceira idade. Poderia estar aposentada, mas não posso por alguns motivos, o principal é o financeiro, o qual não consegui pagar nenhum curso Universitário.
Escolhi Gravataí para morar. O magistério embora com o salário baixo, proporciono-me comprar minha casa própria. Tive três filhos maravilhosos: Pedro, Matheus e Helena. Pedro o mais velho trabalha. Matheus concluiu o Ensino Médio ano passado e Helena ainda concluirá o Ensino Fundamental no próximo ano. Eles são ótimos. Criei-os sozinha e com a responsabilidade de um cuidar do outro enquanto trabalhava. Precisava ter uma graduação para realizar o sonho do curso superior. Sinto-me feliz. Hoje com 55 anos, 30 anos de sala de aula na mesmo Escola. O estado não oferece muito para a formação de professores. Comprar livros, um ao ano, olhe lá!
Queria me atualizar e fazer a diferença. Sentia-me bastante desatualizada em relação à nova geração de professores que estão chegando. Buscava o conhecimento que estava ao alcance. Cada vez mais aumentava a vontade de estudar, mas o financeiro não me permitia. Iniciava alguns cursos e não terminava. O tempo passou e a concretização do meu último sonho veio com a inscrição e sorteio na Plataforma Paulo Freire e hoje realizo o sonho de estar fazendo a licenciatura em Pedagogia.
Com certeza iniciei um novo ciclo na minha vida. Tudo era novo apresentando-se diante de mim estava assustada com o novo desafio educacional, a grande responsabilidade de repensar o pedagógico oxigenar o cotidiano da sala de aula, encarar a nova Universidade antenada com a Modernidade e Tecnologia (para mim). Acumulei conhecimento, mas sem sabedoria para usar no mesmo mundo que abitamos. Fico impressionada com mesmo professores, em relação ao lado humano, embora sendo doutores possuem muita paciência, principalmente comigo, assim como as novas amizades conquistadas.
Agradeço a Deus todos os dias, pelos bens preciosos que ele me deu. A minha família, meu trabalho, minha casa e amigos. Meus novos professores e ao Instituto de Educação que com muito carinho fui recebida e o respeito pelas minha dificuldades.
Muito tenho que aprender e me dedicar para as novas experiências que irei construir e transmitir aos meus alunos para que eles sejam os construtores de uma nova sociedade mais justa.
Educação se faz com paixão e exemplos. Somente nós professores comprometidos com a Educação dos nossos alunos vamos contribuir para a formação de cidadãos críticos que também irão em busca do conhecimento do aprender.
Influenciamos e damos exemplos a vida de seres humanos e que podemos transformar sonhos e ter esperança. Manter vivo a certeza da realização dos sonhos de cada um, pois a "informação é a mais poderosa força de transformação do homem".

Um comentário:

  1. Acreditop que esqueceste de fazer relações com os conteúdos da disciplina....
    Coas férias e excelente curso, MT!

    ResponderExcluir