Visitas no Blog

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Memorial/Historia da Educação

Aluna:Cristiane

Meu Nome é Cristiane de Oliveira Alves, nasci em porto Alegre no dia 05 de janeiro de 1976. Meus pais sempre trabalharam fora e por esse motivo tive que ficar na creche de freiras próxima da minha casa. Lá tive uma educação bem regrada e me lembro que rezávamos bastante. principalmente antes de nossas refeições
Após alguns anos passaram-se e passei a freqüentar o primeiro grau em uma escola estadual a qual permaneci até a 5º série. Porém nada mudou e a cada ano que passava mais restrições e punições eram aplicadas para aqueles que não se enquadravam as regras impostas pela escola.
Logo em seguida tive que trocar de escola para completar a 6°, 7º e 8º séries. Dessa escola também não consegui guardar boas recordações, pois as aulas eram chatas sempre repetitivas e os professores nos repreendiam a todo o momento. Tínhamos que usar uniforme tirávamos distancia na fila para andarmos corretamente, no refeitório não era permitido conversar, não podíamos nos descuidar um minuto, pois estávamos sempre sendo vigiados.
As aulas eram sempre as mesmas e tínhamos que decorar todos os conteúdos e muitas vezes tínhamos prova oral de toda a matéria. Nas aulas de ensino religioso aprendíamos a rezar e tínhamos que saber de cor a vida de Jesus. Na sala de aula fazíamos muito silêncio, não podíamos dar opiniões e quando os professores mandavam tínhamos que ficar de cabeça abaixada sem fazer barulho. Aqueles que desobedeciam a isso eram punidos, levavam uma reguada (a professora batia na cabeça com a régua) ou atirava o apagador para que nós soubéssemos quem mandava.
Apos concluir o ensino fundamental, por incentivo da minha mãe fui fazer o Magistério, um tanto contrariada, pois tinha medo de ser uma professora repressora. Mesmo meio assustada com o novo fui fazer os exames pra ingressar no curso. Porem para a minha surpresa a partir daquele dia descobri a minha vocação. Comecei a freqüentar as aulas de Magistério e um novo horizonte se abriu. Passei a ter aulas dinâmicas e o melhor aprender a dar aulas dinâmicas para trazer meus alunos para sala de aula, incentiva-los a pensar, a construir e a caminhar com suas próprias pernas. Não conhecia esse novo mundo que se apresentava diante de meus olhos. Tudo era novo até mesmo o falar, o expor minhas idéias.
Hoje procuro sempre levar em conta tudo o que passei durante minha vida escolar e busco melhorar o maximo possível em todos os sentidos minhas aulas, pois acredito que juntos, alunos e eu aprendemos dia a dia e também porque espero que mais tarde quando eles tiverem que relatar suas experiências escolares, possam fazer podendo trazer a tona somente as boas lembranças que com certeza ficarão marcadas em sua memória.
Fazendo uma breve comparação com a disciplina Historia da Educação e com o que estudamos no transcorrer desse semestre, consegui perceber que a relação aluno x professor x educação veio se transformando ao longo do período e permanece em constantes mudanças a medida que todos vão aperfeiçoando-se.


TURMA DE MAGISTÉRIO/MELHORES MOMENTOS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário