Visitas no Blog

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Professor: um olhar diferente para essa profissão

Nome: Cristiane de Oliveira Alves


Professor: um olhar diferente para essa profissão

     Nos últimos anos, tornou-se cada vez menor o número de jovens que têm o interesse em exercer a função de professor.
   Um dos estudos realizado pela fundação Carlos Chagas mostra que houve um grande declínio na densidade da procura para os cursos de licenciatura. Os dados apontam que em 2005 a busca a pelo curso de Educação Física, por exemplo, era de 13,44 alunos por vaga. Em 2011, esse número diminui pra 3,76. Isso vem ocorrendo porque a profissão docente não tem sido mais considerada atraente entre os estudantes.
     Um conjunto de fatores, tais como baixos salários, desvalorização social e parcas condições de trabalho são suficientes para que os jovens não vejam a função de professor como uma alternativa profissional.
   Devemos levar em consideração que os professores devem ser vistos como agentes de mudança, formadores de novas gerações, ou seja, pessoas essenciais para a sociedade. O professor, muitas vezes, é um verdadeiro ator em sala de aula, pois mesmo enfrentando diversos problemas tem que manter a tranqüilidade, a simpatia e o bom humor.
    Resta dizer que é possível sim, o professor ser valorizado não só entre os jovens que buscam uma profissão, mas também perante a sociedade. Basta oferecer-lhes salários dignos, apontar bons planos de carreira, melhorar sua formação, dar recursos didáticos e, por fim, resgatar a beleza que é ser um educador.    Com isso, nossos jovens passariam a se interessar por essa profissão tão bela.









Nenhum comentário:

Postar um comentário