Visitas no Blog

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Professores em Extinção

CURSO DE PEDAGOGIA
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Gabriela Luft
Acadêmica: Jaqueline Muller de Almeida

TURMA:A





Professores em Extinção


Os jovens, na atualidade, não demonstram interesse algum pela profissão na área da educação, pois esse ofício não é mais valorizado como nos séculos passados, por exemplo. Hoje em dia é fácil escolher profissões onde se paga bem e com chance de crescimento na área escolhida para o trabalho. Outro fator relevante para o desinteresse na profissão, além do baixo salário, é o crescente desrespeito aos profissionais pelos pais, alunos e superiores, os quais correm até risco de morte muitas vezes, pois a violência contra professores tem aumentado ao longo dos anos.

Uma pesquisa feita pela Fundação Carlos Chagas em 2009 sobre a atratividade da carreira docente no Brasil aponta os cursos de licenciatura da UFRGS de 2005 e 2011 tiveram pouca procura. Se compararmos o ano de 2005 a 2011, a queda pela procura foi significativa, o que é um sinal de alerta, pois talvez irão faltar professores qualificados no futuro, considerando os fatores já comentados. Sem dúvida é notável o desinteresse pela profissão.

Tendo em vista a desvalorização profissional do docente, entendo que cada dia mais haverá vagas em aberto, mesmo porque estão surgindo novas profissões que atraem o público jovem com salários relativamente melhores, e onde terão condições de progredir avançando para novas oportunidades de promoção. Realmente isso é lamentável para a educação do nosso país, que com certeza irá perder em qualidade, tendo que dar conta de uma grande demanda de escolas sem profissionais qualificados para as áreas que necessitam. Uma maneira de reverter este quadro alarmante seria a busca de meios para valorizar a profissão, trazendo mais segurança a fim de incentivar os jovens e lhes mostrar alguma perspectiva de melhora nas condições para estes profissionais tão importantes para o futuro do nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário